Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Univasf, em Juazeiro, sediará o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece pela primeira vez no semiárido brasileiro. O tema central do evento será “Agroecologia em convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, debatendo soluções sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas e fortalecer a segurança alimentar.
O assunto foi destaque no programa Conexão Cidade – Primeira Edição, em entrevista com o professor Helder Ribeiro, da Univasf. Ele destacou que, em um ano de debates internacionais sobre mudanças climáticas, com o Brasil como sede da COP, o congresso ganha ainda mais relevância.
O evento vai além do debate acadêmico. A programação inclui o “Tapiris dos Saberes”, conferências, feiras, festivais de arte e cultura, e o 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico, realizado no espaço João Gilberto. Todas as atividades são abertas ao público, que está convidado a participar e conhecer de perto experiências inovadoras em agroecologia e sustentabilidade.
O congresso reforça a importância da ciência, da cultura e da participação comunitária na construção de soluções para os desafios ambientais e sociais do país.
Redação Nova Cidade FM