Websérie da UNEB resgata história e celebra 40 anos do Departamento de Ciências Humanas em Juazeiro

by Lidiane Souza

O segundo episódio da websérie Raiz de Poesia, Sementes de Saberes foi exibido na quarta-feira (07), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no auditório Paulo Freire. Série documental que integra as comemorações dos 40 anos do Departamento de Ciências Humanas (DCH III) e tem resgatado a memória e histórias marcantes da fundação do departamento.

O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu estudantes, professores, técnicos, egressos e membros da comunidade. A Nova Cidade FM esteve presente para acompanhar de perto e conversar com o público e os envolvidos na produção. Conversamos com a jornalista, roteirista, diretora e produtora da websérie, Klebia Muricy.

“Não podíamos falar dos 40 anos sem voltar ao início. O processo de produção, pesquisa e estudo para recuperar documentos e acessar personagens que fizeram parte desse início, atuando no contexto histórico da época, destacando os acontecimentos mais marcantes que contribuíram para o desenvolvimento da universidade”, afirmou.

A diretora do DCH III, professora Andrea Cristina, ressaltou a contribuição da universidade para a própria história da educação no município.

“Todo esse espírito de coletividade, de irmandade para um projeto coletivo, nos permite refletir sobre o pertencimento. A websérie é um artefato de memória, é um dispositivo de memória para que as pessoas relembrem essa trajetória, para que as pessoas que não conhecem passem a conhecer e também queiram desejar ser nossos alunos. Trabalhamos com o passado, o presente, pois reafirma essa história, e o futuro, porque a gente quer que a população de Juazeiro sinta-se pertencendo a esse Departamento de Ciências Humanas.”

Conceição Hélio, uma das entrevistadas ao longo da linha do tempo da série na web, e que também marcou presença no evento, compartilhou sua visão sobre o projeto.

“Isso representa um estudo sério, importante, para que os próprios alunos compreendam como tudo surgiu, como o departamento foi criado e qual é a responsabilidade de quem estuda aqui em relação a essa história, não para deixá-la se perder, mas para tratá-la como uma forma de ensinar e aprender. Isso ajuda a perceber como foi difícil construir a educação em uma cidade que praticamente não tinha nenhuma faculdade. Desejo que essas webséries continuem, fortalecendo esse vínculo entre o curso de Pedagogia e Jornalismo, para que as pessoas reconheçam a importância da comunicação e educação “

Dentre os presentes, a aluna do departamento, cursando o 3⁰ período de Jornalismo em l, Mariane Reis, acompanhou a exibição e conta que está com expectativas para assistir à continuação da websérie.

“Sensação maravilhosa ter assistido todas essas mulheres que perseveraram tanto para que hoje o departamento estivesse de pé. E é muito bom quando você faz parte desse departamento e vê a história e a luta dessas mulheres, que foram mulheres, Vale destacar a participação do Bispo Dom José Rodrigues na implantação do departamento. E estou ansiosa, aguardando o terceiro episódio, os próximos capítulos.”

Segundo Klebia, o terceiro episódio está em fase de edição, será lançado no próximo mês, 7 de junho, e quem não acompanhou ou quer rever encontra os dois episódios da websérie disponíveis no canal do YouTube da TV Uneb Juazeiro.

Amy Ferreira, estagiária de jornalismo
Foto: Anne Carvalho/ NAC do DCH III

Related Posts

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00