Vereador de Petrolina denuncia omissão do Governo de Pernambuco para a preservação do RVS e do Bioma Caatinga 

by Lidiane Souza

 
O Presidente da Comissão da Câmara de Agricultura e Meio Ambiente da Câmara de Petrolina, o vereador Rogério Passos, criticou a omissão do Governo Raquel Lira na criação da Área de Proteção Ambiental o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-bola, na zona rural de Petrolina e de proteção ao bioma caatinga.

O vereador alega que “as Câmaras de Vereadores da região precisam se unir para debater sobre a política ambiental de preservação da caatinga porque a área do bioma está sendo desmatada para novos empreendimentos, e isso é muito preocupante”.    

Sobre a Área de Proteção Ambiental (APA), Passos defende a transformação do território, a recategorização da reserva para área de proteção. “A governadora quer acabar com essas áreas de proteção ambiental, desmatar o que a Lei exige que deve ser preservada. Então fica a pergunta sobre a política de preservação ambienta do Governo de Pernambuco para o nosso bioma caatinga”.

O impasse sobre o uso sustentáveis destas áreas dura mais de 10 anos sem uma solução, enquanto isto as famílias agricultoras da área aguardam a conciliação, o acordo jurídico para fazerem o uso sustentável dos recursos naturais da terra. Há um mês foi realizada uma audiência pública, na comunidade de Baixa Alegre, zona rural de Petrolina, para discussão do tema.

Ainda segundo o vereador, a RVS foi feita sem considerar a realidade dos agricultores da região, fato este que, “impacta a vida de centenas de famílias com a restrição do uso da terra, impossibilitando a produção nas áreas e ameaça a área de preservação ambiental”.

RVS
O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-bola foi criado por meio do Decreto nº 41.546/2015. Ele abrange uma área de mais de 110 mil hectares, sendo a maior unidade de conservação ambiental do estado de Pernambuco, e está localizado nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, na região do Sertão do São Francisco.

Amy Ferreira,estagiária de jornalismo

Related Posts

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00