Apesar de mais de 35 mil doses da vacina contra a gripe já terem sido aplicadas na rede pública de Juazeiro, a cobertura vacinal ainda está distante da meta estipulada pela Secretaria de Saúde. A campanha visa imunizar 90% dos grupos prioritários crianças, gestantes e idosos, mas, até o momento, apenas um terço desse público do município recebeu a dose, revelando uma baixa adesão.
Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Nova Cidade FM, nesta terça-feira (17), a superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Bruna Mattos, alertou sobre a baixa cobertura: “Ainda faltam 30 mil juazeirenses prioritários que não foram se vacinar”.
Segundo ela, é fundamental que a população compareça aos pontos de vacinação: “Estamos fazendo todos os esforços para facilitar o acesso, mas é essencial que as pessoas entendam que a vacinação é um ato de cuidado coletivo”, pontuou Bruna.
A gestora reforçou que a imunização é gratuita e segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a vacina, basta apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Embora a campanha priorize determinados públicos, a vacina está liberada para toda a população a partir de seis meses de idade. A Secretaria de Saúde vem adotando estratégias para ampliar o alcance da campanha, com pontos de vacinação em feiras livres e locais de grande circulação. Nesta quarta-feira (18), haverá aplicação da vacina no Paço Municipal, localizado na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Itaú. No sábado (21), uma equipe da SESAU estará presente na feira do Alto da Maravilha realizando a imunização.
O alerta das autoridades é nacional, os vírus respiratórios têm gerado um aumento de casos graves, internações e até óbitos. Em Juazeiro, o cenário não é diferente. “A gente já observa o aumento das síndromes respiratórias e casos graves que poderiam ser evitados com a vacinação em dia”, destacou Bruna.
Para facilitar o acesso, a Farmácia Central — ao lado do Camelódromo, na Praça Padre Pedro Pereira Primo (Centro) — funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já as UBSs atendem das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h na sede, e das 7h às 13h nas zonas rurais do município.
Por Amy Ferreira, estagiária de Jornalismo.