À medida que o Dia das Mães se aproxima, o comércio vê um aumento na movimentação, e, com ele, a intensificação de golpes contra consumidores. Segundo dados do Serasa, em 2024, 50% dos brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude, sendo que 54,2% dos casos resultaram em prejuízo financeiro. Para ajudar os consumidores a evitar esses problemas, o coordenador-geral do Procon Juazeiro, Egídio Felizardo, atendeu à nossa equipe de reportagem no novo endereço do órgão, localizado no Juá Garden Shopping, e compartilhou dicas importantes sobre como se proteger ao realizar compras.
De acordo com Egídio Felizardo, uma das ocorrências mais frequentes envolve reclamações sobre lojas de eletrodomésticos e eletrônicos que prometem a entrega dos produtos antes do Dia das Mães, mas não cumprem o prazo estabelecido.
O coordenador alerta que, com o crescimento das vendas online, os consumidores devem redobrar a atenção.
“É fundamental verificar se o site é seguro, evitar clicar em links enviados por WhatsApp e sempre conferir a procedência do produto, pois há casos em que o item entregue é completamente diferente do adquirido.”, explicou.
Egídio também destaca que muitas lojas aumentam os preços antes da data comemorativa, dando a falsa impressão de descontos. Se o consumidor perceber que está sendo vítima de uma prática abusiva, deve acionar imediatamente o Procon e registrar a ocorrência com fotos do produto e da oferta.
Prazo para troca de produtos
O coordenador esclarece que, para produtos perecíveis, o prazo de troca é de até 30 dias, enquanto para itens não perecíveis, como eletrodomésticos, calçados e roupas, o período é de 90 dias. É imprescindível ter a nota fiscal para garantir o direito à substituição.
“No caso de cosméticos e derivados, é importante conferir a data de validade e exigir nota fiscal. Algumas lojas informam prazos arbitrários de troca, como três ou sete dias. Isso é ilegal, não tem previsão legal no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”,afirmou.
Canais para denúncias e reclamações
Os consumidores de Juazeiro, tanto da sede quanto do interior, podem registrar reclamações enviando um e-mail para procon@gmail.com.br ou comparecendo presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ao Procon Juazeiro, localizado no Juá Garden Shopping, ao lado do SAC, na BR-407, nº 422 – Distrito Industrial do São Francisco.
Além disso, há a opção de acessar o Procon Digital por meio do site da Prefeitura de Juazeiro: [www.juazeiro.ba.gov.br]
Por Amy Ferreira, estagiária de jornalismo