Nesta segunda-feira (6), o consultor de energia solar Iury Nery destacou no programa Conexão Cidade – primeira edição a importância da gestão e manutenção das usinas solares para quem investe em painéis fotovoltaicos, seja em residências ou em empresas.
A adesão da energia solar tem se mostrado eficiente principalmente na redução de custos, sendo uma alternativa vantajosa a médio e longo prazo. Além disso, permite o compartilhamento da geração de energia (créditos) com outros endereços vinculados ao mesmo CPF, desde que localizados no mesmo estado.
Segundo Iury, o crescimento de empresas instaladoras de painéis solares não acompanha a demanda por serviços de gestão e manutenção, essenciais para garantir eficiência e segurança do investimento. “Um gerador está sujeito a falhas. Sem acompanhamento adequado, a fatura de energia pode não refletir a compensação gerada, causando prejuízos. Uma placa suja, por exemplo, pode reduzir em até 30% o desempenho na geração de energia, impactando diretamente na conta de luz”, alerta.
O consultor também comentou sobre mudanças nas regras para sistemas instalados após 2022. Antes, o desconto no consumo de energia era fixo e relacionado à geração; agora, ele é variável, calculado conforme o que é efetivamente compensado na conta. Consumidores que instalaram painéis antes de 2022 continuam isentos da nova regra até 2045.
Da Redação Nova Cidade FM