Campus Petrolina do IF Sertão-PE realiza audiência pública para estudo de viabilidade do curso de Mecatrônica

by Lidiane Souza

Nesta manhã de quarta-feira (16), o professor e coordenador do laboratório IFEDUCA4.0, Pablo Oliveira, participou do programa Bom Dia Cidade, da Nova Cidade FM, para apresentar detalhes sobre a audiência pública que será realizada pelo campus Petrolina do IF Sertão-PE, no próximo dia 18 de julho.

O encontro acontecerá na Fundação Nilo Coelho, a partir das 14h, e será aberto ao público. Estão confirmadas as presenças de professores, gestores públicos, empresários, lideranças comunitárias e demais interessados em debater a proposta de implantação do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica. Segundo Pablo Oliveira, o projeto é pensado para dialogar diretamente com o contexto regional e as demandas do setor produtivo. “O curso é interdisciplinar, pois une mecânica, eletrônica e computação, com uma forte ênfase em programação e automação. É uma formação estratégica para atender às demandas do agronegócio do Vale do São Francisco, com foco em tecnologias aplicadas ao campo”, explicou o professor.

Além de apresentar a proposta técnica, a audiência tem como principal objetivo ouvir a comunidade sobre a pertinência da nova oferta educacional. O foco é garantir que o curso atenda às reais necessidades do território. Pablo também ressaltou um dos principais desafios enfrentados pelo setor rural da região: “Hoje, quando conversamos com produtores pequenos, médios ou grandes, todos apontam a falta de mão de obra. Se conseguimos automatizar parte desses processos, vamos reduzir esses problemas também”, pontuou.

Durante o programa, o coordenador destacou que a iniciativa integra um esforço mais amplo do IF Sertão-PE de promover formações técnicas alinhadas às transformações tecnológicas e às vocações econômicas locais. “A implantação do curso de Mecatrônica poderá abrir novas portas para os estudantes, além de contribuir com o desenvolvimento tecnológico e industrial da região”, reforçou.A expectativa é que, a partir do diálogo com a comunidade, o Instituto possa validar e fortalecer a proposta, já com vistas aos próximos processos seletivos.

Amy Ferreira, estagiária de Jornalismo

Related Posts

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00