No dia 16 de novembro, Juazeiro (BA) receberá a primeira edição da Travessia Nego D’água, realizada pelo projeto Sereias do Rio, no Rio São Francisco. O percurso terá 2 km de extensão, em trajeto misto, saindo da Marinha até o monumento do Nego D’água. As inscrições seguem abertas até 10 de novembro, pelo perfil oficial do evento no Instagram @travessianegodagua.
Em entrevista ao programa Conexão Cidade – Primeira Edição, Alice Rocha, idealizadora do Sereias do Rio, destacou que a iniciativa vai além do esporte, integrando também ações de educação ambiental e segurança aquática. O projeto promove mutirões de limpeza na orla e na Ilha do Fogo, além de atividades de conscientização sobre afogamentos, em parceria com o Corpo de Bombeiros. “Mantemos uma parceria anual com o Corpo de Bombeiros para orientar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários ao entrar no rio”, explicou Alice.
Ela reforça que o principal erro dos banhistas é subestimar as condições do Rio São Francisco. “Cada ponto tem uma correnteza diferente, pressões, pedras, remanso… Nós não podemos ver alguém fazendo a travessia e considerar que é fácil. É preciso entender o ambiente em que você está entrando”, alertou.
Sobre as medidas preventivas, Alice enfatizou a importância da atenção e do cuidado, “noventa por cento das ações para evitar o afogamento estão na prevenção. Use boia de sinalização, nunca nade sozinho e não se afaste das crianças. Em caso de afogamento, ligue 193 e jogue algo flutuável, para que a pessoa consiga se manter na superfície”, finalizou.
Da Redação Nova Cidade FM