Prefeito de Juazeiro celebra realização do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia com presença de ministros e governador

by Lidiane Souza

O prefeito Andrei Gonçalves celebrou a escolha de Juazeiro para sediar o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que pela primeira vez acontece em uma cidade da Bahia. Em entrevista ao programa Conexão Cidade – Primeira Edição, o gestor destacou a importância do evento e os impactos positivos para o município.

As atividades do Congresso, nesta quinta-feira (16), contou com a presença de autoridades federais e estaduais. Participaram do evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Nesta edição, o CBA traz como tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, em sintonia com o Dia Mundial da Alimentação. A proposta do congresso, que ocorre a um mês da COP 30, é mostrar como as experiências agroecológicas no Brasil contribuem para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas, fortalecendo sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, justos e resilientes.

Para a Secretaria-Geral da Presidência, esta edição tem um significado especial: marca a entrada em vigor do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA), uma antiga reivindicação de movimentos sociais e organizações ligadas à produção de alimentos orgânicos e agroecológicos. O programa tem como objetivo reduzir o uso de agrotóxicos e ampliar alternativas de produção agropecuária de base sustentável.

Durante a programação, também foi realizada a assinatura de 37 projetos contemplados no edital ECOFORTE de 2024, que somam R$ 75 milhões em investimentos distribuídos por todas as regiões do país. Essas iniciativas reúnem mais de 600 organizações da agricultura familiar, beneficiando cerca de 15 mil famílias. O ECOFORTE é considerado a principal política pública nacional para a agroecologia, financiado pela Fundação Banco do Brasil e pelo BNDES.

Na entrevista, o prefeito Andrei Gonçalves, demonstrou orgulho em ver Juazeiro sediando um congresso de tamanha relevância e reafirmou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. “Somos referência em semiárido sustentável no mundo. O tema da agroecologia é extremamente importante para a sustentabilidade global, e agora é o momento de nos debruçarmos sobre ele. É hora de unir a pesquisa científica e o saber tradicional”, afirmou.

O prefeito também destacou a capacidade do município em sediar grandes eventos e o impacto positivo na economia local.  “Juazeiro mostra que tem condições de receber congressos da envergadura do CBA. É um evento gigantesco, que está colocando a cidade no cenário internacional. Além de promover saberes que interligam tradição, cultura e ciência, o encontro movimenta intensamente a economia local”, completou.

O 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia consolida Juazeiro como polo de conhecimento e inovação no semiárido, promovendo o diálogo entre pesquisadores, agricultores e comunidades tradicionais em busca de um futuro mais sustentável.

Da Redação Nova Cidade FM

Related Posts

Leave a Comment

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00