Após representar Juazeiro e o Vale do São Francisco na United States Conference of Mayors, em Oklahoma, na semana passada, o prefeito Andrei Gonçalves retornou ao Brasil com balanço positivo da viagem internacional, e já participou de agendas institucionais nesta segunda-feira (29), em Salvador.
O prefeito, acompanhado do deputado estadual Zó e de secretários municipais, cumpriu uma agenda de reuniões na Casa Civil, na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), discutindo sobre projetos e buscando novos investimentos para o município.
“O nosso compromisso é cuidar de Juazeiro, buscando parcerias e investimentos que tragam resultados concretos para a vida das pessoas. Essas reuniões em Salvador representam mais avanços para Juazeiro, nas áreas de abastecimento de água, habitação, infraestrutura e sustentabilidade”, destacou o Andrei.
Ele acrescentou que a viagem para a conferência dos prefeitos nos EUA foi positiva. “A nossa participação nesse evento foi também um reconhecimento da força do interior nordestino na economia global. Juazeiro e o Vale do São Francisco representam um polo agroexportador importante que tem impacto direto no comércio global. Acreditamos que vamos conseguir proteger a cadeia produtiva e preservar a economia da nossa região”, ressaltou.
A primeira reunião na capital baiana foi realizada com o secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, o presidente da Cerb, Jaime Vieira, e a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes. Na pauta, a ampliação do abastecimento de água em comunidades da sede e do interior de Juazeiro, além da captação de recursos para obras de saneamento.
Em seguida, o prefeito esteve reunido com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, para tratar da construção da Feira Livre do Distrito de Maniçoba, projeto que está na fase de elaboração. Outro tema abordado foi a implantação do Mercado Turístico do Peixe, que será construído no bairro Angari.
Na SEDUR, Andrei e sua comitiva foi recebido pelo chefe de gabinete, Gustavo Campos. No encontro, ele apresentou o pedido de mais de 100 novas unidades habitacionais, ampliando o número já conquistado para Juazeiro. Também foram discutidas ações do Reurb, programa de regularização fundiária que garante mais segurança jurídica para famílias juazeirenses.
Outro ponto de destaque da reunião foi o debate sobre políticas de sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos. O prefeito pleiteou investimentos para a implantação de Eco Pontos, locais destinados à coleta seletiva e ao descarte adequado de resíduos. Atualmente, Juazeiro está em processo de licitação para 10 unidades, mas a meta é ampliar para 15 pontos distribuídos pela cidade, reduzindo dessa maneira, o descarte irregular de lixo. Também entrou em pauta a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, instrumento fundamental para planejar e organizar a gestão ambiental do município.
Ascom PMJ