A cidade de Juazeiro celebra nesta quarta-feira (16) o Dia Mundial da Alimentação com uma ampla programação política, cultural e solidária. A mobilização integra o programa Bahia Sem Fome e reúne diversos segmentos da sociedade em ações de arrecadação e partilha de alimentos.
Logo nas primeiras horas da manhã, 13 pontos estratégicos do município — incluindo a Pastoral da Mulher, a Cooperativa de Catadores, hortas comunitárias e oito terreiros de religiões de matriz africana — foram transformados em locais de doação. A ação culminará na distribuição de 1.200 marmitas no Restaurante Popular de Juazeiro VIII e na Cozinha Comunitária do Quidé.
A programação segue a partir das 16h, na Orla Nova, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, reunindo comunidades, movimentos sociais e iniciativas de combate à fome. O evento integra o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado pela primeira vez no interior da Bahia.
O Bahia Sem Fome promove a distribuição de alimentos da agricultura familiar para pessoas em situação de vulnerabilidade social e destina recursos para cozinhas comunitárias, restaurantes populares e bancos de alimentos. O programa também incentiva a produção de hortas urbanas e comunitárias, aliando segurança alimentar e sustentabilidade.
Entre as ações parceiras, destaca-se o Pedal Rosa, idealizado por Carmen Rodrigues, que une esporte, saúde e solidariedade na arrecadação de alimentos não perecíveis. O evento acontece no dia 19 de outubro e também faz referência à campanha de prevenção ao câncer de mama.
“Não podemos sossegar enquanto tivermos pessoas dormindo e acordando sem a certeza de ter o que comer. Por isso, o Pedal tem sido essencial para arrecadar e doar alimentos”, destacou Thiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome.
O programa oferece cinco modalidades de cadastro pelo site oficial, permitindo que organizações sociais, prefeituras, empresas doadoras e voluntários participem das ações. Segundo Thiago, está em andamento a regulamentação de um Selo de Responsabilidade Social, que será concedido a empresas parceiras.
Da Redação Nova Cidade FM