Nesta terça-feira, 23 de setembro, Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, o programa Conexão Cidade – Primeira Edição recebeu Fátima Carvalho, diretora de Proteção da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) de Juazeiro.
Durante a entrevista, Fátima explicou o papel da SEDES no enfrentamento a casos de exploração e tráfico de mulheres, crianças e adolescentes, em parceria com o CREAS, responsável pela identificação e encaminhamento das ocorrências. Ela reforçou que o trabalho só é eficaz com o apoio da população, por meio de denúncias realizadas pelo Disque 100. “Estamos sempre sensibilizando as pessoas a prestarem atenção nas situações, porque só conseguimos alcançar e resgatar essas vítimas se alguém denunciar. É muito difícil que uma pessoa, estando em situação de tráfico ou cárcere, consiga se desvencilhar e pedir ajuda sozinha”, destacou.
A diretora também alertou sobre os métodos usados por aliciadores, que geralmente envolvem promessas de melhoria de vida e exploram os sonhos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As denúncias feitas pelo Disque 100 são gratuitas, podem ser anônimas e são encaminhadas aos órgãos competentes, como CREAS, Ministério Público, DEAM, Delegacia de Polícia Civil e Conselho Tutelar, fortalecendo o combate a essas violências.
Por Camilla Alvim
Lidiane Souza – Jornalista supervisora
Redação Nova Cidade FM