Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Esta semana o Bom Dia Cidade, na Nova Cidade FM, recebeu o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos do Vale do São Francisco, Wellington Batista. Atuando na presidência desde 2018, tem se empenhado na luta pelos direitos e reivindicações dos motoristas de aplicativos da região.
Durante a entrevista Wellington Batista, destacou que a associação conta com aproximadamente 4 mil motoristas entre Petrolina e Juazeiro. “Os motoristas geralmente trabalham no mínimo 12 horas por dia, mas para alcançar uma boa rentabilidade, eles trabalham entre 14 a 15 horas por dia”, declarou.
A falta de dados completos sobre os passageiros é uma preocupação dos motoristas. Segundo Wellington Batista, essa é uma das questões que precisam ser revistas para melhorar a segurança de todos os envolvidos. “Os motoristas não têm acesso às mesmas informações dos passageiros. É um acesso limitado aos dados do passageiro, muitas vezes encontrando nomes incompletos ou sem sentido e perfis sem fotos. Isso aumenta a sensação de vulnerabilidade durante as corridas, já que os motoristas ficam sem informações sobre quem está a bordo.” Para ele, é fundamental que as empresas ofereçam mais transparência e garantam a segurança dos profissionais, que estão expostos a riscos durante suas jornadas de trabalho.
O presidente da associação alertou ainda os ouvintes que é proibido parar na ponte Presidente Dutra. “Para desembarcar o passageiro, a parada deve ser feita na subida da ponte, e o restante do trajeto até a Ilha do Fogo deve ser feito a pé, a fim de evitar multas, congestionamento e acidentes”, expôs.
Outra orientação foi em relação à segurança dos passageiros, é recomendável que os clientes utilizem sempre a plataforma do aplicativo para fazer avaliações. “Caso se sintam coagidos, nunca devem revidar aos motoristas, mas sim recorrer ao suporte do aplicativo”.
APELO
Foi feito um apelo para que pessoas com deficiência (PCD) informem suas necessidades pelo chat, e Wellington prosseguiu conclamando para que os motoristas sejam pacíficos, flexíveis e pratiquem a gentileza.
Em Petrolina, já existem pontos de embarque e desembarque, e a associação está empenhada em instalar mais pontos, além de expandir a oferta para Juazeiro.
Wellington disponibilizou o número de telefone (87) 9 9177-6346 para os motoristas de aplicativos interessados em fazer parte da luta da associação, tirar dúvidas ou entrar em contato. “Eu sou motorista de aplicativo, me sinto prejudicado pelas plataformas. Trabalho porque preciso e não quero voltar ao CLT. Exigimos respeito. Dirijo-me aos motoristas com agradecimentos e digo a todos vocês que a força está nas mãos de cada um de vocês. Vocês não sabem o quanto de poder esses trabalhadores têm. Agora, imagine todos os 4 mil motoristas registrados entre Juazeiro e Petrolina, unidos e associados?” Finalizou o presidente da associação.
Por Amy Ferreira, estagiária de jornalismo
Lidiane Souza, jornalista supervisora