Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Músicas recentes:
Veja as músicas que já tocaram por aqui.

Comando da Ronda Maria da Penha em Juazeiro lança aplicativo para enfrentamento à violência contra a mulher - Nova Cidade FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 74 3611-5533

No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

Comando da Ronda Maria da Penha em Juazeiro lança aplicativo para enfrentamento à violência contra a mulher

 

Nesta sexta-feira (22), a Comandante da Ronda Maria da Penha de Juazeiro (RMP), a Tenente PM Tatiane Carvalho participou do programa Bom Dia Cidade e falou sobre os nove anos de atuação da RMP no enfrentamento à violência contra a mulher e do lançamento do aplicativo VIVA, um botão do pânico, que ajudará às mulheres assistidas pela Ronda, oferecendo um canal direto de pedido de socorro e acompanhamento.

A Tenente explicou a história e as funções da RMP em Juazeiro, a primeira a ser implementada no interior da Bahia. Segundo ela, a iniciativa demonstra o compromisso da cidade em proteger as vítimas de violência doméstica. “O agressor em Juazeiro não tem vez, prendemos mesmo. Infelizmente, as estatísticas apresentam um número alto de desrespeito às medidas protetivas, mas estamos ativamente trabalhando para garantir a proteção”, expôs a Comandante.

O aplicativo VIVA surge como uma ferramenta tecnológica e inovadora para reforçar a segurança das vítimas de violência, foi desenvolvido por Priscila Araújo, aluna do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Até então inédito, o referido APP não estará disponível para Download nas plataformas de loja, pois será instalado diretamente pela Polícia Militar no celular da mulher que já possui ou está aguardando o trâmite da medida protetiva. “Isso garante que as informações sejam compartilhadas de forma segura e eficiente, Juazeiro possui um sistema de endereços confuso, o que resulta em frequentes erros de localização nos mapas. No entanto, o aplicativo utiliza georreferenciamento” explicou a Tenente.

Em momentos de extrema tensão, muitas vítimas não conseguem desbloquear o celular para ligar para a Polícia. É exatamente por isso que o aplicativo foi pensado para, quando instalado no smartphone, permitir acionar a ronda em situações de risco apenas com o pressionar da tecla lateral ou através de uma movimentação brusca do aparelho.
A partir do mapeamento de vítimas e agressores, ações mais rápidas serão para o cumprimento das medidas protetivas, favorecendo respostas efetivas aos casos de violência.

Papel Crucial

O Cabo André Rodrigues, que também atua na Ronda Maria da Penha também participou da entrevista na Nova Cidade FM. Ele desempenha um papel crucial ao realizar a etapa de conversa de homem para homem, diretamente com os agressores. Isso porque muitos agressores não reconhecem ou não admitem que estão errados devido a várias razões, como falta de consciência, negação ou crenças arraigadas. “A população masculina ainda não entendeu que o comportamento que antigamente era comum, tradicional, cultural, hoje é um tipo penal, é uma conduta que foi positivada por lei e é crime,” o Cabo Rodrigues ainda apontou que, no mapeamento que identifica as áreas conflitantes, o distrito de Maniçoba em Juazeiro lidera o ranking.

A tenente Tatiane Carvalho finalizou conclamando a população a denunciar se presenciar atos de violência ou se for vítima, alertando para ligar para a central de atendimento à mulher (Disque 180), central de atendimento da Polícia Militar (190) e Disque Denúncia (181).

Por Amy Ferreira, estagiária de Jornalismo

Deixe seu comentário: