Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Brasil celebra o Dia do Forró, nesta sexta-feira (13) data escolhida para homenagear o nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Em um bate-papo na Nova Cidade fm, o jornalista Ney Vital, estudioso da vida e obra de Gonzaga, explicou sobre a data considerada um momento de reconhecimento à rica tradição musical nordestina.
Segundo o estudioso, neste dia, se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria 112 anos, no entanto, já se passaram 35 anos desde o seu falecimento. Lua como era conhecido nasceu em 1912, na fazenda Araripe em Exu, no estado de Pernambuco.
Repleto de genialidade, Gonzaga foi responsável por popularizar o forró e o baião, conduzindo esses ritmos a diversos cantos do Brasil e do mundo. Sua influência na música nordestina e brasileira é imensurável.
Ney Vital ressaltou a importância de Gonzagão para a cultura, destacando “João Gilberto regravou a música Baião” ainda comentou “Com sua música e seu estilo único, conseguiu transmitir a identidade e a história do nordeste para o resto do país, deixando um legado de reconhecimento para diversos instrumentos como a sanfona, zabumba e triângulo.” explicou o jornalista.
Por Amy Ferreira, estagiária de Jornalismo
Lidiane Souza, Jornalista supervisora